domingo, 3 de janeiro de 2021

De tios, casamentos e passagem: Feliz Ano Novo



 Bonjour, 

Já é ano novo. Ontem, dia 01/01/2021 conversei com nossa tia Marlene (foto). Ela está bem melhor. Parece que vem dando certo a terapêutica executada por nossas primas Isabel, Eliane, Adriana e Pryscilla. Elas vêm se revezando e levando minha tia para estar com elas. Sempre. 

Há uns dois meses ao conversar com Pryscilla minha tia não estava tão bem. Apresentava-se bem nervosa.  Boa parte devido ao luto do meu tio Ananias. No último dia 15 de dezembro fez dois anos da morte. A outra parte se deve ao fato de que a pensão deixada por meu tio ainda não foi autorizada pelo INSS. 

E idoso, como a gente sabe, tem muitos custos. Remédios são caros. E minha tia se ressente de não poder gerir ela mesma essa parte. Tem que contar com as meninas. E o estresse aumenta porque minha tia, aos 84 anos recém completados, preza a autonomia que teve a vida inteira. 

Junta a isso tudo o fato de que teve um AVC que lhe paralisou uma das mãos. Isso associado ao fato de que já não vinha andando muito bem, dado o problema de extrema envergadura da coluna. Agora, precisa andar de muletas e usar fraldas para dormir. 

Fico assim pensando que mudança em tão pouco tempo. Não faz muito, acredito que em 2013 andávamos eu, minha tia e meu tio Ananias. Eles adoravam a Bahia e vinham com frequência - sozinhos - nos visitar. Eu os guiava, íamos de carro, visitando lugares por aqui. 

Da última vez fomos a Aracaju. Minha tia esteve com minha mãe, passamos uns dias por lá. Fomos à praia, comemos caranguejo. No retorno, paramos em Imbassahy, em um lugarejo próximo. E comemos um peixe assado em um dos pequenos restaurantes da região. 

No ano de 2017 meus tios vieram desta vez a Salvador, estiveram com nossos tios em Paripe. Eu os peguei, levei-os até Zé, no Caminho das Árvores, onde passamos uma tarde prazerosa. Nosso irmão e a esposa  preparam um café, sucos de frutas e um bolo. Naquele dia escolhi o melhor pedaço para meu tio. A quem eu ama. Minha tia ficou enciumada. Mas, foi um gesto de camaradagem. Acredito que tenha sido o último.

Meu tio morreu em 2018 em decorrência de uma pneumonia. Coincidência, uma tarde liguei pra lá e ele não estava bem. Falei com ele, estava meio esquisito. Foi logo após o AVC da minha tia Marlene. Eu naquele dia acreditando que, como ele era muito apaixonado, estivesse preocupado com o estado geral da minha tia. Só que não. Ele é quem estava partindo. Não demorou muito, acredito que no dia seguinte, passou mal. Foi internado e 15 dias depois, partiu. Eu creio que ele não aguentaria ficar sem ela. 

A vida é isso. Nossa, que casal maravilhoso. Meu tio era aquela delicadeza. Educado, fino, cortês, cavaleiro, marido, pai exemplar. Um homem dos tempos antigos, como nosso pai, Valdeck. A diferença é que meu pai era mais nervoso, no sentido de usar o cinto, quando preciso. Meu tio era gentleman com as filhas. 

Em episódios como a relação das filhas e namoros. Meu tio Ananias sempre estava presente, mediando a seriedade da relação. Era ele quem tratava de casamento, assim que proposto. Queria conhecer as reais intenções desses candidatos. Foi assim com nossa prima Eliane, quando arranjou um noivo paulista. E meu tio pediu que ele selasse esse compromisso. E creio também que o mesmo se deu com a prima Isabel e Adriana. Não me lembro como foi com Pryscilla. Mas, apesar da superindependência que ela apresenta, encontrar um homem sério, como é o caso, foi tarefa aprendida com o avô. 

Bem, é isso. Passando aqui pra te desejar um Feliz Ano Novo. Dizer que é importante que o contato com a família seja feito e acompanhar os desdobramentos do inventário de nossos pais. 

Ah, quanto a nossa tia Marlene, já faz planos para quando a pandemia passar. De vir nos visitar.

À tout à l'heur

M.


Amigos do Cartas! Leia e curta nossos posts! Siga-nos!

De amiga que se vai e das lembranças que ficam: meu adeus a Christel

                                             Christel em Carcassone.  Minha amiga Christel partiu! Recebi seu adeus por intermédio de outra ...