domingo, 20 de junho de 2021

De pandemia e Leon Leal: lembranças do menininho que a Covid-19 levou!

 Bonsoir, 

 Leonzinho. 

Estamos às vésperas do São João. Os festejos por aqui somente virtualmente. Mas, dado o movimento das vendas nessa pandemia, acredito que ainda assim os festejos serão bons para muita gente. Você sabe, ontem batemos a casa dos mais de 500 mil mortos pela COVID-19. Que coisa, hein? Quanta tristeza! 

Não sei se você soube que nosso querido Leon Leal, sobrinho de Gal, como se fosse nosso, partiu esses dias! Ele pegou a Covid e foi internado no Rio Grande do Norte para onde tinha acabado de se mudar pelo banco!  Fiquei arrasada com essa notícia! Foi enterrado em Jequié, onde nasceu! 

Mas, a vida como é? Reencontrei Leon depois de muitos anos só recentemente. É como se ele quisesse se despedir de mim! Estávamos ainda na pandemia. E há coisa de uns três meses começamos a nos falar mais frequentemente. Gal era quem intermediava as conversas pelo zap. E eu ia acompanhando um pouco o que ia acontecendo com eles. 

Um dia lá, fiz uma declaração de quanto eu amava aquele menininho que eu havia conhecido e cuidado. E como ele tinha sido valente. Ele tinha uns quatro, cinco anos, talvez. E um dia eu tinha dormido na casa dele. E quando me dei conta, tinha encontrado aquele toquinho de gente escalando um armário para preparar o próprio café da manhã. 

A mãe sempre deixava as coisas ali por cima, meio que prontas pra ele. Nesse dia, era ele quem se ocupava de escalar aquele armário alto pra alcançar algo que gostaria. Não me lembro bem se era biscoito ou coisa do gênero. Mas, a cena dele se virando sozinho, sem ajuda de ninguém, me escandalizou! Nunca esqueci porque aquela cena não tinha sido a única. E achei aquele menininho loirinho muito valente. A mãe tinha viajado e eu estava com ele e Liginha, a irmã. Desde então, aquelas lembranças me marcaram profundamente, tal a valentia daquele garotinho, que agora a Covid levou!

Eu imaginei qualquer coisa quando Gal me informara que ele havia sido internado. Rezei muito. E ele chegou a melhorar. A esposa de Leo, uma guerreira. Forte! Era quem dava notícia no zap. E eu recebia. Até informar que ele teria que passar por uma traqueostomia, pois tinha pego uma infecção. E o tratamento agora passava por essa nova etapa. Ele já estava entubado. Teve um ataque cardíaco durante o novo procedimento. Morreu no último dia 15/06! 

Eu tive algum sinal porque, ao contrário dos dias anteriores, eu parecia não encontrar mais a luz dele enquanto fazia minhas orações! E depois Gal foi ficando mais nervosa. Sugeri que ela procurasse um posto médico por causa da diabetes. Nos dias seguintes ela me disse pra informar a Zé que Leon estava internado! E, não demorou muito, veio a notícia de que ela havia partido. 

Olha, inacreditável como a vida se organiza. Eu fiquei grata que tivesse podido de alguma forma me despedir dele ainda em vida! E me reencontrar com aquele menino pequenininho que em pouco tempo iria partir. Era feliz, alegre, estava casado e com um filho de 20 anos. E, antes do banco, trabalhara como radialista na 93 FM, em Jequié! 

Outro dia lembrei de que, com nossa mãe foi um pouco assim. Percebi que, além de mim, que já estava lá, os filhos (Gute, Cezar) também já estavam próximos dela. E foi um pouco assim nos dias da partida. Uns três meses antes, todo mundo foi se chegando em torno dela, em Aracaju! E, na véspera da partida, Gute resolveu vir a Salvador. Como se Deus providenciasse a presença dos mais fortes! Creio que talvez tenha sido isso que eu tivesse que fazer quando passei o ano de 2014 por lá! Só posso entender dessa forma! 

É isso aí! Eu desejo que esteja tudo bem com você. E que possa me dar notícias quando possível! Quando vem a Salvador?

À tout à l'heur! 

M. 

#LeonLeal #Covid-19 #Pandemia #Jequié #NossoMenininho



Amigos do Cartas! Leia e curta nossos posts! Siga-nos!

De pesquisa monográfica e estudos na biblioteca da Universidade

Teresa de Jesus Pessoa (Farias )  Bonjour,  Hoje é mais um dia que escolho o campus da UFBA para me dedicar às pesquisas sobre nossa tia-avó...